domingo, 13 de abril de 2014

A HISTÓRIA DO ROCK IN RIO

Rock in Rio
O Rock in Rio, maior festival de música do Brasil, e um dos maiores do mundo, foram realizados pela primeira vez no verão do ano de 1985, na cidade do Rio de Janeiro, em um espaço que ficou conhecido como “cidade do rock” do qual é notoriamente reconhecido em todo o mundo. Logo em sua estréia, o evento reuniu mais de um milhão de pessoas, nos seus nove dias, e trouxe grandes nomes do rock internacional, tais como: Queen, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, AC/DC/, Scorpions.
No ano de 1991, eis que é realizada a segunda edição do festival, só que desta vez este no estádio Maracanã, devido à demolição do espaço “cidade do rock” no qual foi realizado em 1985, elevando assim, os preços dos ingressos, o que causou certa indignação por parte do público. Porém, reuniu mais de 700 mil pessoas durante todo o festival, contando com as apresentações de Judas Priest, Megadeth e a banda mais aguardada pelo público: Guns n’ Roses.
Dez anos depois, o evento voltara a ser realizado, abrindo sua primeira edição no novo milênio com promessa de grande acontecimento da música, só que desta vez, foram incorporados outros estilos de música, nos quais foram formadas tendas, para atender um número maior de público, bem como trazer uma mensagem de paz, por meio da reunião de variados estilos e pessoas, intitulado assim “Por um mundo melhor”. Nesta edição, além de grandes apresentações do rock, como Rob Halford, Guns n’ Roses, Oasis, Red Hot Chili Peppers, uma em especial, da qual já tinha tocado na primeira edição do festival, pode ser considerada a mais aclamada: o Iron Maiden, que contava com o retorno de Bruce Dickinson, e realizou uma memorável apresentação.

Relembre o Iron Maiden no Rock in Rio 2001:  Iron Maiden Brasil 2001


A partir de 2004, o evento começara a perder suas características, passando a adotar um caráter migratório: neste mesmo ano foi realizado o Rock In Rio Lisboa, permanecendo por lá até o ano de 2008, e mantendo o mesmo padrão implantado em 2001, com a mescla de estilos musicais. Em 2008, a Espanha foi palco de mais uma edição, especificamente em Madrid. Em 2010, ocorreram duas edições simultâneas: uma em Madrid, e a outra em Lisboa.
No ano de 2011, o Rock in Rio retornara ao Brasil, sendo a quarta edição em solos brasileiros, contando com apresentações do Metallica, Guns n’ Roses, e outras trações, porém, nos ano seguinte, a edição retornara a Lisboa e Madrid.
Apesar da expectativa de realização da quinta edição do Rock in Rio de ocorrer no ano da copa do mundo no Brasil, esta ocorreu no ano passado (2013). Tais formas adotadas pelos organizadores do evento foi alvo de diversas críticas, sobretudo por este ter sido, inicialmente destinado ao público do rock, e ter passado a contar com atrações de outros estilos, além disso, as edições realizadas fora do país geram descaracterização da proposta inicial do festival (e contradição no seu próprio nome).


2 comentários:

  1. Realmente o Rock in Rio caiu muito de produção nos últimos anos, porque dá espaço demais para pop,eletrônico e outros estilos, e não trazem bandas realmente consagradas e gigantes do rock.

    ResponderExcluir
  2. Na expectativa do rock in rio 2017 ser um dos melhores, pois as bandas que estão na enquete são muito boas.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!